A história de sistemas de bancos de dados para computadores pessoais começou com o surgimento de linguagens de programação para estas máquinas, como o COBOL, já bastante popular em máquinas de médio e grande porte. O COBOL, porém, devido a suas limitações de recursos, principalmente de interface, exigia muito tempo para desenvolvimento e para manutenção de sistemas, tornando assim o custo dos projetos altos.
Na década de 80, surgiu o dBase, que era um sistema de desenvolvimento muito mais simples, e com mais recursos, proporcionando maior produtividade às equipes de desenvolvimento, e graças a isto, tornou-se best-seller em banco de dados para computadores pessoais. O dBase, porém, não gerava aplicações executáveis, o que dificultou sua penetração no desenvolvimento de aplicaçõescomerciais. Aproveitando este espaço deixado pelo dBase, surgiu então o CLIPPER, um compilador para o dBase, que em pouco tempo dominou esta fatia do mercado.
Com o surgimento do conceito de Programação Orientada a Objetos, e com a grande popularidade do ambiente operacional Windows, não era difícil prever em que direção seria a evolução dos sistemas de bancos de dados para PC.
Após a popularização de editores de texto e planilhas eletrônicas para o ambiente Windows, surgiram então os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados "for Windows".
O ACCESS é um banco de dados para Windows, que tem como principal característica tornar fácil o uso de poderosos recursos, permitir que você trabalhe virtualmente em qualquer formato de banco de dados, e contar com uma extraordinária ajuda ao aprendizado. É um banco de dados que permite a realização de trabalhos pesados sem esforço.
O ACCESS, seguindo a linha do Windows, possibilita que se trabalhe com o conceito de Programação Orientada a Eventos. A programação Orientada a Eventos é uma nova filosofia de programação onde o programa é composto basicamente por: interfaces, rotinas da aplicação e rotinas de apoio (bibliotecas). Neste caso, os eventos são relacionados a determinadas ações, que podem ser: O usuário pressionando alguma tecla específica ou selecionando alguma opção com o mouse (como um botão ou um item na barra de menu), mensagem vinda de outro processo, interrupção de hardware, e outros. A chamada dos eventos é controlada pelas interfaces.
CARACTERÍSTICAS DO ACCESS
O ACCESS apresenta o conceito de Consultas por Exemplo, onde você tem acesso rápido a qualquer informação. A seleção de seus dados é feita de forma visual: com o auxílio do mouse, você arrasta e posiciona tabelas, associa campos e especifica os critérios desejados. Se desejar, pode selecionar seus dados, opcionalmente, com comandos SQL.
Para um acesso aos dados de forma mais rica, o ACCESS conta com o conceito de Formulários, que são ambientes de apresentação e entradas de dados. Estes formulários são montados empregando-se as ferramentas visuais específicas do software. Em poucos minutos, você cria seu formulário, tendo apenas que arrastar e posicionar os campos no layout e aplicar as fontes e cores desejadas. Enquanto você estiver trabalhando em seu formulário, é possível classificar e limitar os dados através de filtros.
Para a apresentação e impressão de dados de forma sofisticada, o ACCESS conta com o conceito de Relatórios, que são capazes de: criar cabeçalhos e rodapés em páginas e no relatório, calcular percentagens de totais e posicioná-las em qualquer parte do relatório, executar formatações complexas com layouts de múltiplas colunas e conferir excelente qualidade de apresentação sendo possível a inserção de logotipos, figuras, gráficos e qualquer outro tipo de objeto OLE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário